sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Treinamento Intervalado

Treinamento intervalado (popular treino de tiro) é um dos temas que mais me atrai no âmbito do treinamento desportivo. Foi meu tema de tcc na faculdade e que posteriormente foi resumido e publicado na Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Gosto do tema pois é um método de treinamento que envolve muitas variáveis (ex: distância do tiro, tempo de descanso, nº de repetições...), que moduladas corretamente são de fundamental importância para que um atleta possa atingir o seu melhor desempenho.

Bom, antes de mais nada treinamento intervalado refere-se a um meio de preparação física que compreende períodos de trabalho e recuperação com intensidades e durações controladas exigindo uma adequada orientação das variáveis do treinamento para alcance dos objetivos.

Foi na década de 1930 que o treinamento intervalado teve origem. Um cardiologista alemão chamado H. Reindell passou a utilizar corridas curtas intercaladas com pausas de descanso em seus pacientes e pôde verificar que seus pacientes tiveram hipertrofia cardíaca e melhora no consumo de oxigênio.

Logo após isto, alguns treinadores já começaram a utilizar o método com seus atletas, mas foi somente na década de 50 que o treinamento intervalado ganhou notoriedade com as façanhas do tcheco Emil Zatopek como por exemplo vencer em uma mesma olimpíada os 5000, 10000m e maratona, feito este, único até hoje. Zatopek utilizou amplamente em sua rotina de treinamento, o treino intervalado com repetições de 200 e 400m.

Atualmente, muitos estudos estão verificando consideráveis ganhos na capacidade aeróbia por meio de esforços de alta intensidade e curta duração, o que aparentemente beneficiaria a capacidade anaeróbia.

Bom, na próxima semana abordarei novamente o tema. Deixo esta semana um vídeo com o treino longo da Forrest Gump! rs

5 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Esses treino Intervalado é muito bom, faz a diferença nas corridas, parabéns pelo blog,continue nos informando...
    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal Jorge!
    Agradeço e fico feliz que goste do blog.

    Sem dúvida o treinamento intervalado faz a diferença, tenho certeza que Emil Zatopek só pode fazer as façanhas que fez, porque somou seu talento com os beneficios do treinamento intervalado.

    Acompanharei seu blog com atenção.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto! Acabo de fazer um (rssrsr)!!! Tô cansadona, mas vale a pena. A sensação é muito boa quando fazemos um ritmado com mais desenvoltura, postura, equilibrio e menos cansaço e fadiga.
    Valeu pelo blog!Pri

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Augusto! Tudo certo?

    Sou jornalista e estou fazendo uma matéria sobre terinamento intervalado para uma revista da Editora Abril. Podemos conversar sobre o assunto? Se topar uma conversa, me mande um email e eu entro em contato: lucia.nascimento@gmail.com

    Obrigada!

    Lúcia

    ResponderExcluir