terça-feira, 1 de setembro de 2009

Aeróbio? Anaeróbio? Limiar? VO2máx???? - Parte 2

Seguindo o post da semana passada, podemos afirmar que em ritmo mais leve de corrida, o metabolismo predominante é o aeróbio e quando começamos a aumentar o ritmo, o metabolismo anaeróbio aumenta a sua participação.
Partindo de uma corrida leve, se aumentarmos gradativamente o ritmo, aumentaremos linearmente nosso consumo de oxigênio. Em um determinado momento chamado limiar aeróbio o consumo de oxigênio tem um aumento mais significativo e haverá também uma maior produção de lactato, indicando uma maior participação do metabolismo anaeróbio. Nesta intensidade a acidez produzida no músculo pelo metabolismo anaeróbio é tamponada (removida) e por isso é ainda possível manter a corrida por longo tempo.
Se continuarmos a aumentar a intensidade, em um segundo momento teremos o limiar anaeróbio, onde haverá um aumento exponencial de lactado. Acima desta intensidade não é mais possível remover toda acidez produzida nos músculos e por isso a corrida não poderá ser mantida por muito tempo.
Continuando a aumentar o ritmo de corrida, chegaremos ao VO2 máximo, ou seja, ao nosso máximo consumo de oxigênio. A partir daí um aumento do ritmo de corrida só será possível por fontes anaeróbias de energia pois o máximo de energia que o metabolismo aeróbio pode produzir já foi atingido.
O desempenho de atletas de alto nível, em provas mais curtas como 1500 e 3000m é muito dependente da velocidade do VO2 máximo do atleta, já em uma prova mais longa como 5000m e 10000m a velocidade do limiar anaeróbio é que é determinante para o sucesso do atleta. Ocorre que não há como a velocidade do limiar anaeróbio ser maior do que a do VO2 máximo, então é preciso que se desenvolva primeiramente a velocidade em distâncias curtas para que o atleta possa ter um bom desempenho em provas mais longas.
Deixo esta semana um vídeo do recorde mundial dos 10000m conquistado por Kenenisa Bekele (26’17!!!) que está para as provas de 5000m e 10000m assim como Usain Bolt está para os 100 e 200m. Vale dizer que Bekele detém o recorde dos 10000m pois tem uma excelente velocidade em provas mais curtas sendo o recordista mundial também dos 2000 (4’49) e 5000m (12’37).

Boas corridas!

5 comentários:

  1. Como este já é o segundo post que coloco um vídeo do Kenenisa Bekele, acho que já deu para perceber que admiro muito este atleta. Além dos recordes segue os motivos porque o considero o melhor fundista:
    Penta campeão mundial de cross country (2002 a 2006)
    Tetra campeão mundial dos 10000m (2003, 2005, 2007 e 2009)
    Bi campeão olímpico dos 10000m (2004 e 2008)
    Campeão mundial dos 5000m (2009)
    Campeão Olímpico dos 5000m (2008)
    Vice campeão olímpico dos 5000m (2004, sim, algumas poucas vezes ele não foi o primeiro)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, mesmo não pretendendo melhorar muito o seu tempo em corridas mais curtas, mas sim, adquirir fôlego para aguentar correr distâncias mais longas, ainda assim, a gente acaba melhoranso um pouco o tempo em distÇancias mais curtas. Acho que isto vem de encontro com o que vc escreveu aqui: "não há como a velocidade do limiar anaeróbio ser maior do que a do VO2 máximo, então é preciso que se desenvolva primeiramente a velocidade em distâncias curtas para que o atleta possa ter um bom desempenho em provas mais longas". E vAMOS TREINAR! Bom trabalho! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Os outros corredores deveriam receber bandeira azul e abrir passagem para ele. Dava para ganhar uns bons segundos ainda.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Mayumi, um bom desempenho em distâncias mais curtas servirá de base para um bom desempenho em distâncias mais longas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Verdade Elson, ele ainda podia ganhar alguns segundos. Se eu fosse um dos outros corredores acho que eu parava para assistir!!
    Aliás Bekele na última semana venceu mais uma etapa da Golden League, e por ter vencido todas as etapas dividiu o premio de 1 milhão de dólares com Isinbayeva do salto com vara e Sanya Richards dos 400m rasos.
    No site da federação internacional de atletismo houve uma matéria na semana passada que dizia: "Se Usain Bolt foi o atleta do verão Bekele foi o atleta da temporada!"

    ResponderExcluir