segunda-feira, 20 de julho de 2009

IHHHH! O ÁCIDO LÁTICO!!

O ácido lático, é sempre muito comentado entre os corredores, e os comentários que se fazem dele nunca são bons. Culpam-no de pesar as pernas durante provas intensas, culpam-no de dores musculares no dias seguintes de corridas e treinos fortes. Mas será que ele é tão culpado mesmo pela queda de desempenho? Vamos a algumas considerações....

Substância ácida é aquela que em solução aquosa libera íons de hidrogênio, e isto quer dizer também que os ácidos contém hidrogênio. A quantidade de hidrogênio determina também o Ph (potencial hidrogeniônico) da substância. Substâncias com ph inferior a 7 são consideradas ácidas, substâncias com ph 7, neutras e substância com ph superior a 7, alcalinas.

O ph muscular em condições de repouso é por volta de 7,2, ou seja levemente alcalino.
Retornando ao ácido lático, ele é resultado da degradação da glicose no processo de gerar energia para as contrações musculares, e quanto maior a intensidade da corrida, maior a produção. Quando uma molécula de ácido lático é produzida, esta entra em contato com o ph muscular alcalino, e desta reação rapidamente é formado o lactato. O lactato é um sal que ao extravasar para o sangue reage com bicarbonato formando gás carbônico que eliminamos na expiração.

Assim, o ácido lático não acumula nos músculos, o que ocorre é que do processo de degradação da glicose, são produzidos muitos íons de hidrogênio que diminuem o ph muscular tornando o ambiente mais ácido o que inibe o funcionamento de enzimas responsáveis por degradar a glicose. Vale ressaltar que este ambiente mais ácido retorna ao normal em pouco tempo depois que a corrida é cessada.

Portanto não culpe o ácido lático pelas dores musculares do dia seguinte a um grande esforço. Estas dores são provenientes do desgaste muscular causado pelo exercício intenso, o que pode levar a uma lesão se o corredor repete por diversas vezes sem um descanso adequado.
Realizar uma corrida leve após uma prova intensa, por exemplo, não será garantia de que seus músculos não estarão doloridos no dia seguinte. As corridas leves com objetivo de diminuir a acidez muscular são interessantes de serem realizadas entre as repetições de treinos intervalados para que o rendimento não decaia muito na seqüencia das repetições. Bom, mas treinamento intervalado é assunto para um próximo post.

Deixo neste post um vídeo muito motivador com corredores etíopes entre eles Kenenisa Bekele que na minha opinião é o melhor corredor de 5000m e 10000m da atualidade e que daqui alguns anos (aposto minhas fichas) deterá as melhores marcas de meia maratona e maratona.

Boas corridas!

7 comentários:

  1. Boa Augusto !
    O duro é conseguir atualizar direto, mas é muito legal manter um Blog, conseguimos várias amizades através desta ferramenta
    Parabéns pelo Blog...
    PS. estou postando um link de seu Blog no
    http://correndopelacidade.blogspot.com/ no item Blog´s que merecem ser visitado, se puder passar um link do meu em seu Blog agradeço...
    Sds
    Giba

    ResponderExcluir
  2. Legal Giba!
    Agradeço a visita.
    É difícil mesmo ter tempo para atualizar o blog, mas para mim é um exercício para continuar estudando e me atualizando.
    O link já está na minha lista.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Boa Augusto!!!
    No meu caso, a culpa não é do ácido lático, é da falta de treino mesmo!!! rsrs
    Abraço
    Colucci

    ResponderExcluir
  4. Bom Colucci, pelo menos se o seu desempenho não for bom em uma prova você já sabe qual o fator foi determinante! rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O difícil é saber quando o tal ácido lático é o culpado e quando ele é o vilão na prática.

    Mas é sempre bom saber que tem um culpado e tem um vilão, vai depender do ponto de vista rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Augusto! Tudo bem? Estou voltando aos poucos! Rs. Vou acrescentar o seu endereço de blog nos links lá do meu blog! Obrigada por linkar o meu blog também! Bons treinos e bom trabalho! Até mais! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mayumi!

    Desejo todo o sucesso em seu retorno!!

    Beijo

    ResponderExcluir